TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Tabagismo e ações na Justiça

Em reportagem do Jornal da Cultura sobre o tabagismo e as indenizações na justiça, exibida no dia 07 de maio de 2011, falou-se sobre ações judiciais em que, de um lado, estão os diagnósticos médicos e as pessoas afetadas pelo hábito de fumar e, do outro, as indústrias fabricantes de cigarros. Alega-se que as doenças provocadas pelo hábito de fumar são: câncer de pulmão e tromboangeíte obliterante (obstrução dos pequenos e médios vasos das extremidades).
Nessa reportagem, foi mostrado que, em 1999, o Governo norte-americano promoveu ação contra indústrias tabagistas. Em sentença proferida, em 2006, pela Juíza Gladys Kessler, reconheceu-se que a indústria está por trás da epidemia tabagista e atua em conjunto e coordenadamente, em nível global, para enganar a opinião pública, governo, comunidade de saúde e consumidores. A ação foi favorável ao Governo e a indústria do cigarro teve que “revelar o segredo” de sua fórmula. E, assim, confirmou que o cigarro possui inúmeras substâncias tóxicas em sua composição. Desse modo, considera-se que tal decisão judicial foi um marco na luta contra o cigarro e a indústria que alimenta tal vício.
Para maiores informações, assista ao vídeo: Tabagismo e as Indenizações na Justiça

 

POR: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem.
FONTES: http://actbr.org.br/biblioteca/videos-conteudo.asp?cod=30
                http://www.actbr.org.br/tabagismo/acoes-judiciais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *