TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Tabagismo causa modificação no DNA do feto.

cigarettePesquisa do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos revela que o tabagismo durante a gravidez provoca milhares de alterações no DNA do feto.  As modificações afetam o desenvolvimento do bebê, elevam o risco de malformações e podem ser percebidos mesmo depois do crescimento da criança.

A pesquisa acompanhou 6.685 mulheres e seus bebês. Das voluntárias, 13% eram fumantes habituais, 62% não fumavam e 25% correspondiam às grávidas que pararam de fumar durante a gestação ou fumavam ocasionalmente. Analisando o sangue do cordão umbilical, as cientistas constataram mais de 6 mil alterações químicas no DNA de bebês com mães que fumaram frequentemente ao longo da gravidez.

Estas alterações afetaram genes relacionados, entre outras áreas, com o desenvolvimento dos pulmões e do sistema nervoso central, malformações como fechamento dos lábios e do palato e tipos de câncer ligados ao tabagismo.

Segundo a epidemiologista Stephanie London, uma das autoras do trabalho, os resultados mostram como o fumo afeta crianças ainda na barriga das mães. “Ocorre uma exposição ao fumo pelo sangue. O feto não inala nada, mas muitos dos produtos químicos presentes no cigarro vão passar pela placenta e afetar a criança”, afirma ela.

Fonte: http://saude.ccm.net/news/643-tabagismo-na-gravidez-modifica-dna-do-feto

Por Isabele Assunção, psicóloga do TratBem.

Foto: divulgação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *