TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Relação entre o tabagismo ativo e o Câncer de Mama

Dentre os diferentes tipos de câncer, o câncer de mama (CM) apresenta-se como um grave problema de saúde pública. É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro na população feminina. Apresenta altas taxas de mortalidade, afetando países com distintos níveis de desenvolvimento. No Brasil, as taxas de mortalidade por CM aumentaram nas últimas décadas, passando de 9,99/100.000, no ano de 1987, para 11,6/100.000 mulheres, em 2007.

Os fatores de risco para o Câncer de mama são, principalmente: o ganho de peso após os 18 anos de idade; sobrepeso ou obesidade após a menopausa; utilização de terapias hormonais; o sedentarismo; o tabagismo; o consumo diário de bebidas alcoólicas.

A relação entre o fumo e o CM apresenta-se de forma controversa na literatura. Até recentemente, a maioria dos pesquisadores concordava que não havia provas consistentes o suficiente para determinar se o tabagismo ativo exerce papel causal no Câncer de Mama. Contudo, em um estudo publicado recentemente, envolvendo 79.990 mulheres, com idades entre 50 e 79 anos, concluíram que seus achados sobre a relação de tabagismo ativo e Câncer de mama são consistentes, tendo sido observado um aumento de 20% a 50% no risco de CM em associação com fatores como alta intensidade, longa duração do hábito tabágico e idade do início do tabagismo. Especialistas canadenses, que revisaram a extensa lista de pesquisas publicadas mais recentemente sobre o tema, concluíram que existe sim relações entre o fumo ativo e o Câncer de Mama, tanto na pré como na pós-menopausa.

Postado por: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem Antitabagismo.

 

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v11n2/a07v11n2.pdf

 

Foto: divulgação.

bocafumando

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *