TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Relação entre Enfisema e Tabagismo

5O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo, embora outras causas também possam provocá-lo (fatores hereditários, poeira, poluentes, vapores químicos).

No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono.

Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Sintomas

Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco e falta de ar que piora à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.

Recomendações

  • Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo.

  • Mantenha seu médico informado se notar qualquer sinal de infecção, pois o enfisema aumenta a susceptibilidade à pneumonia.

Antes que isso aconteça, procure refletir sobre os motivos que te levam a dar o primeiro trago, todos os dias. E, caso necessite de um suporte mais especializado, conte com o apoio da Equipe TratBem!

Por: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem

Foto: Divulgação

Fonte: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/enfisema/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *