TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Placa bacteriana dos dentes provocada pelo tabagismo

smile-mouth-teeth-laugh-65665A saúde bocal fica danificada com o tabaco. Não falamos apenas do hálito, mas do impacto que a dependência de fumar provoca nos dentes, causando a formação de uma placa bacteriana.

Uma revisão científica feita pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Louisville (nos Estados Unidos), indica que fumar causa a formação de comunidades bacterianas em várias partes do corpo, incluindo no dentes.

No caso dos dentes, a dependência de fumar – que é recorrente e repete-se, por norma, mais do que uma vez por dia – leva à formação da placa bacteriana mais intensa, ou seja, à criação de biofilmes bacterianos (nada mais do que comunidades de bactérias).

Esta formação dificulta a resposta do organismo, o que faz aumentar não só a presença de bactérias, como a probabilidade de surgirem infeções e a resistência a antibióticos – o que faz com que estas bactérias perdurem e se intensifiquem ainda mais.

Os estudos analisados pela universidade norte-americana, e que foram realizados entre 2009 e 2012, colocam o fumo do tabaco, o extrato do mesmo e ainda a nicotina como causadores diretos de problemas como cáries, infeções muco-nasais, periodontite, pneumonia, entre outras.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/fumar-provoca-formacao-de-placa-bacteriana-nos-dentes

Publicado por Isabele Assunção-psicóloga do TratBem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *