TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Pesquisadores estudam a criação de vacina contra o tabagismo.

Kim Janda, do Instituto de Pesquisas Scripps (EUA), é um dos maiores especialistas do planeta em vacinas contra o tabagismo. O mecanismo básico de uma vacina contra o tabagismo é fazer com que o corpo veja a nicotina como um invasor e, a partir daí, crie anticorpos para combatê-la.images

Há dois tipos de nicotina, batizadas segundo a forma (quase idêntica) de suas moléculas: nicotina de mão direita e nicotina de mão esquerda (referência à imagem no espelho de uma mão). No tabaco (cigarros, charutos, cachimbo etc.), 99% da nicotina são de mão esquerda.

Os resultados publicados em Journal of Medicinal Chemistry (v. 58, n. 2, pp. 1.005-1.011, 2015) mostraram que a vacina que imitava nicotina de mão esquerda foi quatro vezes mais eficaz que a de mão direita e cerca de duas vezes mais eficaz que a que imitava a mistura de moléculas.

Perguntado sobre o início dos testes da nova vacina ‘de mão esquerda’ em humanos, Janda respondeu: “ainda não sabemos. Temos que encontrar uma companhia farmacêutica que se interesse em desenvolver a vacina”.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2015/323/tabagismo-cerebro-e-mao-esquerda

Foto: divulgação.

Postado por: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem Antitabagismo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *