TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Fumar é prejudicial ao meio ambiente

avatar_facebook_quadrado_campanha_tabagismo_2012

Como alguns devem saber, dia 05/06/13 foi o dia Mundial do Meio Ambiente. E não há motivo melhor para falar dos malefícios do cigarro.

Quando pensamos nas coisas ruins que o cigarro traz, geralmente associamos com nós mesmos e o nosso próprio corpo. Mas já parou pra pensar que fumar afeta também tudo que está ao nosso redor? Quando coloca o cigarro na boca, as pessoas que não possuem o hábito frequentemente se incomodam… E o planeta também. Como assim?

Se pararmos para refletir, diversas características do cigarro afetam o nosso meio ambiente, consequentemente nossas comidas, o ar que respiramos, os locais que habitamos e nós mesmos. Começando pela sua produção. 300 cigarros leva a uma árvore queimada. Quando se fuma um maço de cigarro por dia, em menos de 15 dias uma árvore é destruída. Os plantadores do fumo estão utilizando cada vez mais agrotóxicos, causando danos ao meio ambiente e a saúde dos mesmos. A fumaça é outra característica negativa, na qual polui o ar que respiramos e prejudica nossa saúde, pois nela existem substâncias como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, nicotina e alcatrão. E as bitucas de cigarro? Além de poluir o ecossistema, essas podem ser geradoras de queimadas de grandes proporções.

Percebe-se que o ato de fumar realmente traz coisas gravemente prejudiciais ao nosso planeta. Quem gosta de viver em um mundo cada vez mais sujo e poluído? O cigarro contribui para um ecossistema cada vez mais maltratado.

Já parou para pensar que parando de fumar você poderá ser alguém que contribuirá para a melhoria do nosso planeta? Reflita!

 

Foto: Divulgação

Por Marília Mendes, estagiária de Psicologia do TratBem

, , , , ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *