TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Estudiosos trabalham em novo tratamento que previne as sensações de satisfação nos fumantes

Segundo cientistas, o hormônio GLP-1 é um dos responsáveis por provocar as sensações de recompensa e de experiência de satisfação em nosso corpo. Quando comemos, por exemplo, é de sua ação que provêm as sensações de saciação e de que “estamos cheios”.

Dessa forma, supõe-se que a inibição dos efeitos desses hormônios em pacientes usuários de cigarro pode atuar nos sistemas de recompensa (principais causadores da dependência), e aumentar as chances de sucesso na parada.

Em estudos feitos com ratos,  um composto similar ao GLP-1, o Ex-4, mostrou-se promissor na diminuição dos efeitos da nicotina nesses sujeitos. Os receptores de GLP-1, ativados devido a presença da nicotina, formam um sistema de recompensa que se constitui como uma das principais causas do vício do cigarro. Com a utilização do Ex-4, esses receptores foram inibidos e os efeitos da nicotina atenuados.

Conclui-se, portanto, que substâncias que imitam os efeitos do GLP-1 devem ser utilizadas para a formação de novas medicações que combatem o tabagismo, desenvolvendo-se  uma abordagem nova de tratamento, que age diretamente sobre os sistemas de recompensa.

Fonte: INCA

Por Isabel Castelo Branco, estagiária de Psicologia do Tratbem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *