TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica mata 100 por dia no Brasil

DPOCSegundo dados do DataSUS, a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma enfermidade diretamente ligada ao tabagismo e mata em média 100 pessoas por dia no Brasil. Além de ser extremamente perigosa, ainda não há cura para ela, de acordo com a Associação Brasileira de Portadores de DPOC.

Em São Paulo, estima-se que 1 milhão de pessoas tenham a doença, que, apesar da grande incidência, ainda não é muito conhecida pela população. Outro dado alarmante é que, segundo um estudo, aproximadamente 70% dos pacientes permanecem não diagnosticados.

A doença atinge o sistema respiratório e causa diminuição da capacidade respiratória por conta da obstrução das vias aéreas e perda de função pulmonar. Aproximadamente 11 milhões de pessoas no Brasil têm DPOC, de acordo com o dados do DataSUS.

“Apesar de não conhecermos a cura da DPOC, o tratamento melhora muito os sintomas e a qualidade de vida do paciente”, informa a associação em seu site.

Segundo a entidade, este tratamento deve começar com uma mudança do estilo de vida, principalmente deixando de fumar e passando a fazer uso de medicamentos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/doenca_do_cigarro_mata_100_por_dia_no_brasil_e_atinge_11_milhoes

Publicado por Isabele Assunção, psicóloga TratBem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *