TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Dia Mundial sem Tabaco

cigar background, very shallow dofHoje é o Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio. Essa data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Estudos comprovam que o tabagismo tem relação direta com vários tipos de câncer. Sabemos hoje que 30% da existência de todos os cânceres no país estão relacionados ao tabaco. A doença pode se manifestar em vários locais como pulmão, laringe, bexiga e pâncreas. De todos os casos de câncer de pulmão, a relação já é bem mais alta: 80% dos casos tem ligação com o cigarro e outros tipos de fumo.  Dados do Instituto Nacional do Câncer afirmam que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer no Brasil.

Apesar do número de fumantes estar caindo, ainda existe um bilhão de fumantes no mundo. Muitos jovens não fumam cigarro, mas se reúnem para consumir o narguilé. Assim como o charuto, eles são derivados do tabaco e fazem mal ao organismo tal como o cigarro. A cada sessão de narguilé, a quantidade de fumaça inalada equivale a de 100 cigarros.

Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam risco: 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar; 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

O TratBem acredita que o Dia Mundial sem Tabaco é uma excelente data para refletir e, assim, abandonar o cigarro, iniciando uma vida mais saudável. Pense nisso!

Fonte: http://goo.gl/V6e1F3 ; INCA.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *