TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Tabagismo e Nutrição

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.

background-bitter-breakfast-bright-103662

O tabagismo pode desencadear muitos problemas de saúde, destacando infarto, enfisema pulmonar, hipertensão e vários tipos de câncer, principalmente o de pulmão.

Os malefícios não são apenas para quem fuma, mas também para os fumantes passivos, que são as pessoas que estão próximas ao fumante.

O hábito de fumar também pode trazer consequências em vários aspectos nutricionais, pois o cigarro promove diversas alterações no organismo.

Muitos fumantes ganham peso quando param de fumar e este argumento é um fator limitante para alguns investirem nesta tentativa de cessar o tabagismo.

Este fato não é incomum. Realmente há quem possa engordar ao parar de fumar e isso pode acontecer pelo fato da melhora do paladar, do olfato e consequentemente do apetite. Além disso a pessoa ainda tem o hábito de levar algo à boca como se fosse fumar, e este algo pode ser comida e muitas vezes guloseimas, até porque guloseima pode ser uma forma de prazer ou de lidar com o estresse.

O hábito de fumar gera uma grande formação de radicais livres no organismo, levando a um processo de oxidação. Portanto, alimentos antioxidantes devem fazer parte da alimentação de um fumante.

O acompanhamento de um nutricionista é muito importante para a melhora dos hábitos alimentares. Certamente estratégias nutricionais individualizadas e bem planejadas podem fazer toda a diferença neste momento.

O melhor que tem a fazer é praticar uma alimentação equilibrada, adotando hábitos de vida diferentes e mais saudáveis.

A inclusão de verduras, legumes, frutas, oleaginosas, carnes e leguminosas, de maneira bem equilibrada podem suprir as necessidades do tabagista.

Postado por Isabele Assunção, psicóloga do TratBem.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/tabagismo-e-nutricao.html

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *