TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Tabagismo acelera câncer de pulmão

De acordo com dados da Global Lung Cancer Coalition (GLCC), o câncer de pulmão é o câncer mais comum do mundo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas são diagnosticadas com a moléstia a cada ano e 1,6 milhão de pacientes (89%) morrem em decorrência da doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 28.220 novos casos da doença em 2016, sendo 17.330 homens e 10.890 mulheres.

2387119072_eb501c5ac3_z

Dentre os fatores de risco mais conhecidos está o tabagismo. O vício é responsável pelo aumento de 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão quando comparado ao de uma pessoa que não fuma.

Alguns fatores relacionados ao consumo de cigarro podem, de forma combinada, colaborar para o aparecimento da doença. Entre eles estão: idade que a pessoa começou a fumar, quantidade de cigarros consumidos por dia, força utilizada para inalar o cigarro e a idade do indivíduo.

A inalação de fumaça em ambientes como metrópoles, também pode acarretar o surgimento de tumores no pulmão, tão prejudiciais quanto o tabagismo. “A partícula de fuligem entra na circulação. No pulmão ela vai causar efeitos inflamatórios, como câncer, pneumonia e asma. Na circulação ela causa efeitos imunológicos e efeitos diretos no coração”, ressalta Evangelina Vormittag, diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Postado por Isabele Assunção, psicóloga TratBem.

Fonte: https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/conheca-os-riscos-do-cancer-de-pulmao-doenca-que-mata-1-6-milhao-de-pessoas-por-ano

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *