TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Será que cigarros eletrônicos ajudam fumantes a parar de fumar?!

o-CIGARRO-ELETRNICO-facebookDe acordo com uma nova análise realizada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, os cigarros eletrônicos, muitas vezes utilizados para auxiliar no abandono do cigarro convencional, podem causar o efeito contrário.

Há quem veja o cigarro eletrônico como um instrumento para abandonar, aos poucos, o hábito de fumar. Essa pesquisa revelou que, na verdade, acontece o oposto: quem usa o modelo eletrônico é 28% menos propenso a parar de fumar.

Os resultados, publicados na revista científica The Lancet Respiratory Medicine, foram obtidos a partir de uma revisão sistemática de estudos, já realizados anteriormente, sobre o assunto. Trata-se do maior levantamento já feito para avaliar se os cigarros eletrônicos de fato ajudam fumantes a parar de fumar.

Para o estudo, foram analisadas 38 pesquisas que associam o uso de cigarros eletrônicos com o abandono do hábito de fumar entre adultos, incluindo estudos observacionais e clínicos. Fizeram parte da análise fumantes que queriam abandonar o cigarro e também aqueles que não pretendiam parar de fumar. “Não há dúvidas de que uma tragada em um cigarro eletrônico seja menos perigosa do que uma tragada em um cigarro convencional, o mais perigoso do cigarro eletrônico, contudo, é o fato de que ele pode manter uma pessoa fumando os cigarros tradicionais”, disse Stanton Glantz, co-autor do estudo.

Postado por: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem

Imagem: divulgação.

Fonte: http://actbr.org.br/comunicacao/noticias-conteudo.asp?cod=2743

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *