TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Quais as principais dificuldades encontradas na cessação do tabagismo?

Segundo autores, os fumantes podem encontrar diversas dificuldades no processo de cessação do uso do cigarro. Dentre eles, a síndrome de abparar-fumar2stinência é o motivo mais forte da manutenção do uso do cigarro. Os sintomas se iniciam-se nas primeiras 12h após a interrupção, aumentando até o terceiro dia. Ao anoitecer, o desconforto aumenta, apresentando as seguintes queixas: compulsão aumentada; irritabilidade; ansiedade; dificuldade de concentração; agitação; sensação de sonolência; reações de hostilidade.

Outro fator de dificuldade é o grau de dependência da nicotina. Os fumantes cujo grau de dependência é mais elevado, ou seja, aqueles que possuem a pontuação de seis ou mais pontos no teste de Fagerstron, têm a percepção de dificuldade de abandonar o vício e pouca autoconfiança.

O ganho de peso se apresenta como outro obstáculo a ser enfrentado. Estudos mostram que os fumantes pesam menos que os não fumantes e que ganham peso ao pararem de fumar. As explicações para essa relação, tabagismo e peso corporal, são explicadas das seguintes formas: aumento da taxa metabólica, com maior gasto de energia pelos fumantes; ação redutora do apetite, via nicotina; diferenças na qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos pelos fumantes.

Porém, apesar das dificuldades relatadas, temos que analisar e perceber que são inúmeros os aspectos positivos advindos com a cessação do tabagismo. Há um ganho substancial em sua qualidade de vida, diminuindo os riscos de doenças relacionadas ao cigarro como: ataques cardíacos, câncer, enfisema pulmonar, catarata, etc.

Foto: Divulgação

Fontes:

DE CÁSSIA RONDINA, Regina; GORAYEB, Ricardo; BOTELHO, Clóvis. Características psicológicas associadas ao comportamento de fumar tabaco. J Bras Pneumol, v. 33, n. 5, p. 592-601, 2007.

http://www.euvouparardefumar.com/beneficios/7-beneficios-de-uma-vida-sem-cigarro.html#sthash.zV3JCGQw.dpuf

Por: Isabele Assunção – Estagiária em Psicologia do Tratbem;

        Nayara Nogueira – Psicóloga Tratbem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *