TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Prevenção e combate ao uso do cigarro nas políticas públicas

para o blog 5Para o combate ao tabagismo deve-se implementar mudanças em vários âmbitos que envolvem o hábito de fumar, como educação aos jovens, atuação junto aos fumantes, proibição da propaganda do tabaco, proteção aos direitos dos não-fumantes e restrições à venda de cigarros .

A implementação de uma legislação forte no combate ao tabagismo é uma das formas mais eficazes. Passos como, proibição do consumo em diversos locais e aumento nas tarifas de impostos sobre a fabricação dos produtos do tabaco , ajudaram muitos países a amenizar a epidemia do tabagismo. No Brasil, ações do Ministério da Saúde, mobilizações do governo, sistema educacional, profissionais ligados às áreas de saúde/áreas afins e diversas organizações não-governamentais voltadas para o controle e prevenção do tabagismo contribuem na luta antitabaco.

Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento vêm empreendendo esforços na busca de conhecimento científico sobre a dinâmica do consumo/dependência, com o objetivo de subsidiar a atuação dos profissionais no processo de intervenção.

 Referência: RONDINHA, R. De C.; GORAYEB, R.; BOTELHO, C. A dinâmica psicológica do tabagismo: o papel de características de personalidade, psicopatologia, fatores genéticos e neurobiológicos no comportamento de fumar tabaco . Cuiabá, Mato Grosso, 2004. Entrelinhas.

Foto: divulgação.

 Por Isabele Assunção – estagiária de psicologia do TratBem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *