TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Pesquisas apontam que pessoas com histórico de tabagismo podem apresentar doenças crônicas não diagnosticadas.

doenças crônicasEstudo aponta que mais da metade de fumantes e ex-fumantes considerados saudáveis após teste que avalia a capacidade respiratória, na verdade, apresentam sintomas de doenças pulmonares crônicas.

Estudo se baseou em 8.872 indivíduos com idades entre 45 e 80. A maior parte deles fumou durante uma média de 35 anos, enquanto outros mantiveram o hábito do tabaco por até 50 anos. O resultado da pesquisa, que considerou outros critérios clínicos relacionados a funções físicas e respiratórias ao realizar exames por meio de um scanner, é que 55% das pessoas declaradas saudáveis sofrem de doenças pulmonares crônicas. O scanner mostrou, por exemplo, que 42% dos participantes sofria enfisema ou espessamento das vias respiratórias e que cerca de 23% apresentava um espessamento acentuado das paredes respiratórias. Em termos gerais, a pesquisa ressalta o que já se sabia anteriormente: tanto os fumantes como os ex-fumantes têm uma qualidade de vida pior em comparação àqueles que nunca fumaram.

Este estudo mostra o mito do fumante saudável e aumenta a conscientização sobre a importância da prevenção do tabagismo.

Por Isabele Assunção

Foto: Divulgação

Fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2015/06/pessoas-com-historico-de-tabagismo-podem-apresentar-doencas-cronicas-nao-diagnosticadas-4786750.html

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *