TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Hábito de fumar é a principal causa de morte evitável no mundo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde aponta que, em 2020, o número de mortes causadas pelo hábito de fumar será de 7,5 milhões. De acordo com a organização, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Em 2011, o fumo foi responsável por cerca de 6 milhões de mortes por ano.

cigarette-smoke-cigarette-lighter-pocket-lighter (1)

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revelou que 21,9 milhões (15%) de brasileiros maiores de 18 anos eram usuários de produtos derivados do tabaco. Além disso, o uso de produtos de tabaco fumado era mais frequente do que o de produtos não fumados, como o rapé, sendo mais relevante o cigarro industrializado.

E é na adolescência que, na maioria dos casos, o hábito é estabelecido, de acordo com o IBGE. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2015, revelou que 18,4% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental já haviam experimentado algum tipo de cigarro. Na mesma publicação, 26,2% dos estudantes tinham, pelo menos, um dos pais fumantes.

Postado por Isabele Assunção, psicóloga TratBem.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/08/mortes-por-tabagismo-podem-chegar-a-7-5-mi-por-ano

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *