TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Habilidades sociais e tabagistas

Habilidades sociaisO termo habilidade social inicialmente proposto por Argyle (1967), foi considerado sinônimo de comportamento assertivo (Caballo, 2002). Dessa forma, era denominado comportamento interpessoal que envolve uma expressão apropriada e relativamente direta de pensamentos e sentimentos. A partir de meados da década de 70, este termo passou a ser utilizado de uma forma mais abrangente envolvendo fatores como: habilidades de comunicação, interação social, resolução de problemas e defesa dos próprios direitos. (Del Prette e Del Prette, 1996). Atualmente o critério utilizado para descrever habilidades sociais, embora não exista uma definição consistente, é a expressão adequada de sentimentos, opiniões e atitudes diante de cada situação social (Caballo, 2003).

Em relação a habilidades sociais em dependentes de substâncias psicoativas, Caballo (2003) refere que evidências empíricas sugerem que um repertório diminuído de habilidades sociais esteja associado ao uso de drogas, como uma forma de enfrentar a rotina ou pressões externas. Em tabagistas, por exemplo, ao invés de manifestarem comportamentos assertivos em situações sociais que consideram difíceis, eles acabam fazendo o uso do cigarro para enfrentar as situações.

Marlatt e Gordon (1993), McMullin (2005) e Caballo (2003) referem que muitos adictos se percebem como incapazes para lidar com situações sociais de conflito. Com o uso de substâncias, eles encontram uma saída, que, embora não seja a ideal, é a que tende a diminuir a ansiedade e minimizar as dificuldades. Habilidades sociais são descritas, como expressar sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos de modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, resolvendo problemas imediatos, minimizando a probabilidade de futuros problemas. O aprendizado de novas habilidades capacita os indivíduos com dificuldades para serem assertivos e defenderem seus direitos, de forma mais efetiva, quando houver pressão de outras pessoas para consumirem substâncias (Caballo, 2003; Oliveira 2002).

Portanto, independente do que leva a um repertório diminuído de habilidades sociais, o uso de drogas fica associado a um meio para enfrentar a rotina ou a fortes pressões externas. Os tabagistas, por exemplo, frequentemente enfrentam as situações sociais que consideram mais difíceis fazendo o uso do cigarro, ao invés de manifestar comportamento assertivo.

As pessoas que apresentam um baixo repertório de habilidades sociais demonstram dificuldades de enfrentar situações e de serem assertivas. Essas pessoas buscam no uso de substâncias psicoativas uma forma de se tornarem mais sociáveis e com um poder maior de interação social. Tabagistas que apresentam baixa competência social, situações de estresse, enfrentamento de situações de risco, baixa auto-estima e ansiedade tendem a usar o cigarro para enfrentar a vida diária, pressões e conflitos.

Existem evidências de que tabagistas podem apresentar déficits em habilidades sociais. As pesquisas têm trazido, em sua maioria, que muitos indivíduos, principalmente adolescentes, não conseguem recusar a oferta de cigarros, e isso vem associado a um baixo repertório de habilidades sociais que pode ser considerado um fator de risco, ao início do uso, e um fator mantenedor, para que tabagistas não consigam ficar em abstinência da nicotina.

Autores afirmam a importância de programas preventivos para esta população, tendo em vista que o início do consumo do tabaco se dá na adolescência.

Fonte: Rodrigues, Viviane Samoel Estudo das habilidades sociais em tabagistas / Viviane Samoel Rodrigues. – Porto Alegre, 2008.

Por Isabele Assunção – estagiária de psicologia do TratBem

Foto: divulgação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *