TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Associação entre tuberculose e tabagismo

blog 21Vários autores e pesquisas identificam que o tabagismo atua como um fator de risco para tuberculose latente e tuberculose ativa, assim como no aumento da mortalidade por tuberculose. As bases fisiopatológicas nas quais o tabagismo aumenta o risco de tuberculose são explicadas pela disfunção da mecânica ciliar, diminuição da resposta imune e defeitos na resposta imunológica dos macrófagos, aumentando a suscetibilidade à infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. Mais de 20% da incidência global por tuberculose pode ser atribuída ao tabagismo. Controlar a epidemia de tabaco vai ajudar a controlar a epidemia da tuberculose. Fumar aumenta em mais do que duas vezes e meia o risco de adoecer por tuberculose.

Como a epidemia tabágica é crescente e o controle da tuberculose ainda está muito longe de ser alcançado, as perspectivas futuras são preocupantes. Isso é o que ficou provado em um estudo no qual foi aplicado um modelo matemático avaliando o impacto do tabagismo na incidência de tuberculose. Baseado na curva de tendência do tabagismo e na projeção de incidência, prevalência e mortalidade de tuberculose de 2010 a 2050, o cálculo estima que o tabagismo produzirá um excesso de 18 milhões de casos de tuberculose e de 40 milhões de mortes caso o número de fumantes em todo o mundo continue com a mesma tendência. O efeito do cigarro aumentará o número de casos de tuberculose em 7% (274 milhões vs. 256 milhões) e de mortes em 66% (101 milhões vs. 61 milhões), tornando ainda mais complexa a possibilidade de se atingir as metas de controle da tuberculose estipuladas pela Organização Mundial da Saúde.

Por Isabele Assunção- estagiária de psicologia do TratBem

Foto Divulgação

Referências: Rabahi, M. F. (2012). Tuberculose e Tabagismo. Pulmão RJ21(1), 46-49.

Mais informações: http://www.cve.saude.sp.gov.br/tuberculose/TB/mat_tec/OMS_TB_Tabaco.pdf

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *