TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Não consigo deixar de fumar, mas os outros sim, por quê?

Muitas pessoas tem o desejo de parar de fumar, mas não conseguem. Muitas delas já tentaram inúmeras vezes, mas acabam recaindo e voltam a fumar, às vezes, até mais do que já faziam. Alguns conseguem até parar por um tempo, mas devido a uma série de fatores, retornam a esse vício tão prejudicial.

Essas se perguntam: “Por que voltei a fumar? Por que várias pessoas conseguem e eu não? O que eu posso fazer para dessa vez dar certo?” A resposta que costumo dar para essas perguntas é que as mudanças funcionam em forma de processo, onde não se deve apenas focar na parada de fumar, mas em todo um contexto que envolve essa adição e que esse processo é contínuo e não imediato.

É importante fazer uma reflexão sobre os motivos que o levaram a fumar. Normalmente, qualquer vício se instala como uma forma de diminuir medos e sentimentos desconfortáveis, para se ajustar a algum meio, etc. Enfim, é importante saber que o vício do cigarro é fisiológico E psicológico.

O cigarro muitas vezes se torna aquele amigo para todas as horas, aquele com que você mais pode contar. Mas você já sabe, não preciso reafirmar, que essa “amizade” vai requerer um retorno muito mais maléfico do que benéfico. O que talvez ainda te perturbe mais seja o fato de você, mesmo sabendo disso, não conseguir se separar dele. Não sinta vergonha de pedir ajuda, muitas vezes é importante um acompanhamento de profissionais para conseguir superar o vício. Nem todos precisam de ajuda para largar o cigarro, mas se você não for uma dessas pessoas e já compreendeu isso, procure ajuda!

Além disso, busque ajuda para uma mudança de vida, em busca de hábitos saudáveis, não apenas largar o cigarro. Procure tirar um tempo para fazer aquilo que gosta e atividades físicas, momentos para você são importantes como atividades obrigatórias em sua agenda. Converse com sua família e amigos, explique que está tentando deixar e peça ajuda, mudar sozinho sempre é mais difícil. Deixar de fumar ser considerado como um fato isolado pode ser um dos motivos para você estar tendo tanta dificuldade nesse processo.

Se você leu esse texto até agora, provavelmente deve estar pensando que já leu outros parecidos em busca de uma resposta, mas ainda não sabe o que fazer. Para você eu digo, recomece! Marque um dia em sua agenda para deixar de fumar e não desista, não importa se você tentou uma ou dez vezes, não desista. E não tenha vergonha de pedir ajuda, não é feio dizer que precisamos de apoio às vezes.

Janaína Melo – Psicóloga da Equipe TratBem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *