TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Parar de fumar engorda?

alimentos saudáveis

Um dos maiores medos das pessoas que desejam, ou iniciam tratamentos para cessação tabágica é o de ganho de peso devido a não mais utilização do cigarro, utilizando esse argumento inclusive como motivo para continuar fumando.

Sabe-se que é possível que o ex-fumante venha a ganhar peso, pois, além de melhorar o olfato e o paladar, o que torna a comida mais prazerosa, pode utilizá-la como “válvula” para diminuir o estresse ou como forma de gratificação oral (sensação e prazer em fazer algo com as mãos e a boca).

Tanto a comida quanto o cigarro, funcionam como elementos que geram prazer, diminuem a ansiedade e as tensões, “anestesiando” aqueles que os consomem.

É importante para aqueles que querem parar de fumar, terem o cuidado de não trocar a compulsão do cigarro, pela compulsão por doces, alimentos hipercalóricos em geral, entre outros.

É importante lembrar, que parar de fumar está diretamente ligado a uma busca de vida saudável, o que deve ocorrer de forma completa. Por isso, busque iniciar, ou manter a prática de atividades físicas, fazer uma dieta saudável e separar um tempo do seu dia para fazer atividades de lazer.

Aproveite que está parando de fumar para rever seus hábitos e adotar comportamentos que o façam ter uma melhor qualidade de vida.

 

Foto: Divulgação

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *