TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Parar de fumar e o medo de engordar

medo-de-engordar-6-245

Para algumas pessoas a ideia de fumar está completamente associada a emagrecer. Muitos até começam essa prática com o intuito de perder peso. Batemos mais uma vez nessa “tecla” para que você possa entender melhor a relação do nosso metabolismo com o uso da nicotina.

Sim, o fumante tem essa característica. Este possui uma maior facilidade em queimar calorias que o não-fumante acelerando então seu metabolismo. Além do que, a nicotina diminui a falta de apetite. Mas será que emagrecer assim é saudável e benéfico?

Essas ideias, que já são conhecidas por muitos fumantes, atrapalham o processo de cessação do tabaco. O medo de engordar ganha a cena aumentando as dificuldades de parar de fumar e gerando inquietação e medo.

Mas o que muitos não sabem é que essa aceleração do metabolismo que ocorre quando a pessoa fuma é gerada apenas nos primeiros cigarros. A partir do momento em que nosso corpo se acostuma e até se satura com a nicotina, o metabolismo volta a se regularizar, então se igualando com o de qualquer outro não-fumante.

Mas então entra a questão: por que as pessoas engordam quando param de fumar?

Um dos principais motivos é de nível psicológico: a chamada troca de compulsão. O sujeito está acostumado a fumar diariamente e leva isso como uma prática comum em sua vida. Quando se para de fumar, este mesmo indivíduo sente falta de alguma coisa. Isso gera ansiedade, nervosismo e às vezes até irritação. Uma forma de compensar esses sentimentos é comendo compulsivamente. Sempre ter alguma coisa na mão faz com que a pessoa esqueça um pouco a fissura do cigarro.

Outro motivo do aumento de peso é que ocorre a diminuição da taxa metabólica basal quando a nicotina desaparece afetando a ingestão alimentar e o aumento de apetite.

Então, para você que quer parar de fumar e tem esse medo… Fique atento!

  • Procure atividades que substituam essa vontade incontrolável de comer, tente estar sempre ocupado.
  • Se você gosta de “beliscar” algumas comidas na geladeira, tente ter opções saudáveis já preparadas facilitando na sua alimentação (cubinhos de frutas em palitinhos é uma boa ideia).
  • Um diário é seu melhor amigo no seu processo de cessação do cigarro. Tente acrescentar no mesmo listas de comidas que você irá saborear ao longo do dia.
  • Mantenha-se ativo fisicamente. Exercícios só trazem benefícios.
  • Está sentindo falta de segurar alguma coisa? Substitua o cigarro por hortaliças cortadas em forma de palito, como uma cenoura. Na hora da fissura, tente uma mordida!
  • Água, bastante água! A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo.
  • E disciplina! Para conseguir parar de fumar você precisa ter força de vontade. Tenha foco!

Com essas sugestões você perceberá que essa fome excessiva se regularizará e em pouco tempo você voltará a ter seu apetite normal.

Para maiores dicas acesse o TratBem. Nós teremos prazer em ajudá-lo nessa batalha contra o fumo!

 

Foto: Divulgação

Por Marília Mendes, estagiária de Psicologia do TratBem

, , , ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *