TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

Estratégias para driblar o aumento do peso ao parar de fumar.

Depois de abandonar a dependência ao cigarro, as pessoas podem experimentar alguns benefícios físicos. Você pode se sentir com mais energia, mais alerta, respirar mais facilmente e ter melhorado as sensações do paladar e olfato. Por outro lado, pode também estar preocupado com um dos possíveis aspectos negativos do parar de fumar: ganhar peso! É verdade que aproximadamente 25% dos fumantes ganham peso quando param de fumar. No entanto, isso é contornável. Na maioria dos casos, pode-se facilmente evitar o aumento de peso se houver um planejamento anterior. Para alguns, um esforço extra será necessário, porque talvez haja necessidade de comer um pouco menos e/ou exercitar-se um pouco mais depois de parar de fumar.

Conhecer os motivos do ganho de peso pode ajudá-lo a planejar com antecedência as formas de evitá-lo:

1. Alguns fumantes sentem necessidade de colocar algo na boca para substituir o cigarro.

2. Alguns fumantes decidem se presentear deliberadamente, permitindo comidas extras e doces como um prêmio por parar de fumar.

3. Para alguns indivíduos, o paladar melhora e o desejo de comer aumenta.

4. A saúde, em geral, vai melhorar e, por essa razão, você poderá ter um apetite melhor.

5. Uma pequena percentagem de novos ex-fumantes pode ter mudanças no metabolismo suficientes para levar ao ganho de peso, mesmo sem comer mais.

O que fazer? shutterstock_318286301

É possível lidar com todas as situações acima se você houver planejado com antecedência. No primeiro caso, preste atenção à sua alimentação, acrescentando alimentos com poucas calorias, incluindo grande quantidade e variedade de vegetais crus, frutas, legumes e verduras. No segundo, você pode escolher um prêmio que não seja comida para se presentear por ter parado de fumar. Em todos os casos, você pode evitar o ganho de peso fazendo mais exercícios físicos, sob orientação médica – caminhar um ou dois quilômetros a mais por dia.

Postado por: Nayara Nogueira – Psicóloga TratBem.

FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Deixando de fumar sem mistérios: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar. 2. ed. rev. reimp. – Rio de Janeiro: INCA, 2004.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *