TratBem Blog – Tratbem

O seu canal de interação com o Tratbem

O exercício físico pode ser seu aliado na cessação do tabagismo!

TratBem_texto Carla
O sucesso na cessação do tabagismo é atingido mais facilmente quando aliamos esse processo à uma terapêutica de apoio. E o exercício físico é uma ferramenta de apoio importante.

Associado à cessação do tabagismo está o ganho de peso. Normalmente, esse aumento é de cerca de 2 a 4 kg nos primeiros 6 meses após a cessação, mas nem todos engordam. Essa alteração corporal pode deprimir a motivação necessária para a cessação do tabagismo. Além disso, o sobrepeso e a obesidade  podem trazer outros riscos à saúde, tornando ainda mais vulnerável a saúde do tabagista.

A prática regular de exercícios físicos foi consolidada pela comunidade científica como um dos métodos preventivos de doenças crônicas não transmissíveis e de promoção da saúde. A recomendação mínima para a manutenção da saúde, de acordo com a OMS, é a prática de 150 minutos semanais de atividade física. Acoplada à essa recomendação, está o acompanhamento nutricional.

Diversos estudos comprovam que o exercício físico dobra a chance de manter a cessação do tabagismo após 1 ano de interrupção. Além disso, outros benefícios acompanham essa prática, como melhora das aptidões cardiorrespiratória e musculoesquelética e da composição corporal. Por isso, encontre uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a na maioria dos dias da semana.

Parar de fumar foi a decisão mais importante que você tomou para a sua saúde. Agregue o exercício físico à essa decisão e tenha mais qualidade de vida.

Foto: Divulgação

Por Carla Gouveia, Educadora Física do TratBem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *